BREAKING NEWS

26 de mai. de 2010

iPad é usado como Controle de Sistemas audiovisuais

A medida que o iPad da Apple vai saindo para o mercado em todo o mundo, sucedem-se os anúncios de empresas que imediatamente imaginaram formas de tirar partido desta plataforma móvel com ligação WiFi e sobretudo do seu fabulosa tela tátil de grandes dimensões. Um dos anúncios mais recentes diz respeito à Stardraw.com, uma inovadora empresa de software para programação e planificação de sistemas de controlo de instalações. Segundo os responsáveis da marca, o suporte do iPad na aplicação Stardraw Control 2010 era uma opção inevitável.

Existem muitos setores de diferentes indústrias que se dedicam a debater os méritos e os defeitos do iPad da Apple, enquanto estes dispositivos vão saindo das lojas a maior velocidade do que a marca está a ser capaz de os fabricar. Na opinião de David Snipp, CEO da Stardraw.com, o iPad tem um enorme potencial para aplicações de controle. “Não nos interessa nada as discussões se o iPad é ou não melhor que um netbook, ou que deveria ter uma câmara ou que deveria suportar Flash. Se o pior que se consegue dizer sobre o iPad é que este é como um enorme iPod touch – e muita gente diz isso – então é precisamente porque se trata de um excelente interface tátil para controlo de sistemas: para uma aplicação como o Stardraw Control, um grande iPod touch é o ideal”.

O iPad tem um ecrã de 9,7 polegadas, com uma resolução de 1024x768, sensível a multi-toque, tem conectividade Wi-Fi integradas, uma bateria que dura 10 horas em actividade e 30 dias em standby, tudo isto num chassis de 0,5” de espessura e que pesa apenas 680 gramas. Motivos para David Snipp afirmar que “o formato e especificações técnicas são de tal forma impressionantes que o iPad poderia ter sido mesmo desenhado especificamente apenas como um interface de controlo remoto para instalações. Uma vez que o seu preço começa em 500 dólares, é justo interrogarmo-nos porque razão alguém iria gastar dez vezes mais num ecrã táctil proprietário. O iPad é excelente para oferecer mais ao utilizador a um custo reduzido, com a vantagem de que se trata de um gadget atraente”.

É através do suporte de Webservices que a aplicação Stardraw Control pode suportar o iPad como dispositivo de interface, ou na verdade qualquer dispositivo que suporte um browser ou “fale” HTTP.

“É importante notar também”, acrescenta Snipp, “que não estamos a usar uma App para criar a interface de controlo: Apps tal como definidas no contexto da App Store com todas as restrições práticas que isso acarreta a nível industrial. Em vez disso estamos a usar a tecnologia WebApp que nos garante a mesma experiência de utilizador, indistinguível de uma App nativa mas com maior flexibilidade e sem restrições. Os integradores de sistemas podem agora construir os seus próprios interfaces de utilizador e fornecê-los para o dispositivo que quiserem, incluindo o iPad, para controlar e monitorizar qualquer hardware em qualquer sistema, usando o Stardraw Control”.

www.stardraw.com

Autor: João Martins
Fonte: Revista IP - Integração Profissional
(Esta matéria é da edição portuguesa da Revista IP)

Postar um comentário