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2 de jun. de 2010

Adobe lança tecnologia de leitura digital

Software para revistas digitais estará disponível para smartphone e computadores no estilo do iPad

A Adobe apresentou oficialmente um visualizador digital na terça-feira (01/06). O software complementa um recente anúncio da companhia, o Creative Suíte 5 para design e desenvolvimento de aplicativos.

Quem utilize o CS5 pode desenvolver layouts de revistas digitais que apresentam os mesmos elementos dos periódicos vendidos em bancas e livrarias, mas com o diferencial da interatividade associada às publicações online. "É seguro dizer que se você está pronto para trabalhar com o InDesign CS5, você terá capacidade para produzir uma bela versão digital de sua publicação", afirmou David Burkett, vice-presidente e gerente-geral de soluções creative na Adobe.

A empresa planeja disponibilizar a última versão do visualizador para diversas plataformas, incluindo smartphones e computadores no estilo tablet. A estratégia é muito similar ao que a companhia fez com o formato PDF para criação de documentos corporativos. O visualizador PDF é disponível para múltiplas plataformas sem custo algum, enquanto a Adobe vende ferramentas para a criação dos documentos.

A revista Wired desenvolveu sua recém-lançada aplicação de leitura para iPad utilizando a mais recente tecnologia da Adobe. O Wired reader, disponível na App Store por US$ 4,99, permite que os leitores assistam vídeos, vejam imagens em 360º e visualizem os conteúdos na vertical e horizontal. Outra funcionalidade permitida pela tecnologia Adobe é a navegação sensível ao toque.

Conde Nast, editora responsável pela Wired, lançou a aplicação iniciado com a edição de junho da revista. A empresa planeja oferecer versões para outras publicações nos próximos meses. "Nosso trabalho com a Adobe está apenas no início", afirma Thomas J. Wallace, diretor editorial da Conde Nast.

Companhias de revistas e jornais estão se movimentando rapidamente dentro do mundo digital diante da crescente demanda por hardwares que possuam leitores, como iPad, Kindle, Barnes & Noble Nook e outros dispositivos. As vendas desses aparelhos ampliaram o comércio de livros eletrônicos, cuja expectativa para o segundo trimestre é de avanço de 30% contra os primeiros três meses do ano, somando 15 milhões de unidades, de acordo com a IMS Research.

Fonte: IT Web / Antone Gonsalves | InformationWeek EUA

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